Dicas

Contagem de Prazo 


Atenção: Para pedidos com produtos com prazos diferentes, sempre contará o prazo do maior.
 


O prazo do frete corre após o término da produção, portanto o prazo previsto de entrega é o prazo de produção somado ao prazo do frete escolhido, lembrando que o frete corre por conta e risco do cliente, a Mister Print não se responsabiliza pelos prazos de frete.

Cantos Arredondados

Para os produtos com cantos arredondados, na criação da sua arte também use o gabarito atualizado disponível na página do produto. Informe na página de acabamento quais cantos você deseja que arredonde. Veja o exemplo abaixo de um produto com os quatro cantos arredondados - gabarito para Illustrator:



Caso deseje arredondar apenas alguns cantos, indique como o exemplo abaixo:



Em caso de dúvidas, entre em contato com nossa Central de Atendimento.

Cores

No processo de impressão, as gráficas utilizam tintas CMYK na escala Europa (abreviação de Ciano, Magenta, Amarelo e Preto, e pronuncia-se "cemiki").

Utilizamos como padrão tintas CMYK (4 cores), não é possível a utilização de cores Pantone®, RGB nem a utilização de tintas especiais, como prata, dourado, branca ou luminescentes. As cores especiais serão convertidas automaticamente para CMYK e poderão apresentar variação de tonalidade em relação às cores especiais. Havendo necessidade de impressão com cores especiais, consulte nosso departamento comercial.

A Mister Print trabalha apenas com o padrão CMYK (4 cores). Se você deseja a impressão em tons de cinza, recomendamos a conversão do arquivo para CMYK, tomando o cuidado de verificar se o cinza não está aplicado nas cores CMY, ou seja, C:0% M:0% Y:0%, ou seu arquivo poderá apresentar variação de tonalidade que não estará coberta pela garantia Mister Print.

Para fundo preto, recomendamos utilizar a fórmula: C:30% M:0% Y:0% K:100%.Não utilize preto 100% (C:100% M:100% Y:100% K:100%) para fundos chapados ou poderá ocorrer transferência de tinta da frente para o verso do impresso e este não estará coberto pela garantia e também poderá ocorrer falhas de registro das cores em textos vazados, cartões com verso em preto chapado e frente branca poderão manchar. Se você utilizar a fórmula de preto 4 cores, C:100% M:100% Y:100% K:100%, a impressão da frente poderá manchar o verso do cartão, ou até mesmo entupir e manchar detalhes da arte. Também poderá apresentar problemas no verniz.

Infelizmente a tecnologia gráfica ainda não permite 100% de precisão nas cores, por mais moderno que seja o equipamento de impressão, a variação nas tonalidades geralmente é de 10%. Lembrando que a Mister Print não garante fidelidade de cor em hipótese alguma e nem garante qualquer tipo de porcentagem de variação de tonalidade ou intensidade da cor, com relação ao monitor ou provas não certificadas pelo padrão ISO Coated V2 com o impresso final, pois trata-se de uma limitação de processo.

É extremamente aconselhável que seus clientes sejam orientados sobre esta variação para evitar prejuízos desnecessários. Esta recomendação se aplica a qualquer trabalho gráfico, em qualquer gráfica, com qualquer impressora e tecnologia de impressão.

Para demonstrar o que significa uma variação de 10% nas tonalidades, compare os extremos da imagem abaixo:


Veja abaixo a representação de uma variação de apenas 5% em cada cor sobre os quadros cinzas com a fórmula C:10% M:10%Y:10% K:10%


Isto demonstra o que pode ocorrer com seu impresso em qualquer gráfica.

Em qualquer trabalho gráfico, lembre-se: A cor "azul" do Corel Draw possui a fórmula: C: 100% M: 100% Y 0% e K 0%, resultando em uma tonalidade roxa no impresso final. Para um azul mais realista utilize a fórmula: C:100% M:55% Y:0% e K30%.

Toda fórmula para representar o azul tende à uma variação do azul para o roxo, o que não representa defeito de impressão.

Para um vermelho mais realista utilize a fórmula: C:0% M:100% Y:100% e K10%.

Para uma boa visualização de texto nos fundos chapados, utilize 40% de contraste, ou seja, para o fundo de 100%K a fonte deverá ter 60%K ou menos. Se o fundo for vermelho, M:100% e Y:100%, utilize M:60% e Y:60% para o texto. Se o contraste for menor que 40% o texto poderá ficar ilegível.

Exemplo de contraste certo
Exemplo de contraste certo

Se não utilizar, pelo menos 40% poderá ocorrer dificuldade de leitura:


Exemplo de contraste errado

Para que o efeito degradê (fountain fill) para o preto seja natural, é necessário calçá-lo com a cor do degradê, ou as cores intermediárias poderão parecer desbotadas. Ex.: K:100% para C:100% fica desbotado, mas calçando K:100% e C:100% para C:100% o degradê fica melhor. Isto se aplica para as outras cores básicas. Não se esqueça de converter os objetos que contenham degradês para bitmap, evitando problemas de impressão.



Lembre-se que nenhuma gráfica oferece a garantia de 100% das cores, sempre haverá variação de tonalidade e intensidade em relação às provas e o impresso final. Algumas gráficas possuem um sistema de prova de cores que aproxima em 95% as cores do impresso em relação às provas, mas o custo deste processo é relativamente alto para utilizar-se em impressos promocionais de baixa tiragem, como os produtos da Mister Print, por isto não oferecemos a garantia de cores.

Para melhorar a relação de cores entre o impresso final e a prova, o Corel Draw! possui um simples sistema interno de gerenciamento de cores. A correta configuração deste sistema trará um melhor controle nas cores de suas artes-finais e menos dores de cabeça na impressão de seus produtos.

A configuração é simples:

Abra o Corel Draw! e crie uma nova página em branco.
Selecione no menu Ferramentas (Tools) , Gerenciamento de Cor [Color Management] selecione Configuração Padrão (Default Settings).

 

Uma nova janela se abrirá, similar a imagem abaixo. Por favor colocar as opções conforme a mesma:


Para padronizar o sistema de controle de cores das nossas impressoras, utilizamos a norma ISO 12647.4 Esta é uma norma internacional que utiliza os perfis de cores ISO Coated v2 (ECI) e o ISO Coated v2 300% (ECI). Mesmo com o uso destes padrões, não é possível garantir que as cores que aparecem em seu monitor ou em provas impressas em impressoras convencionais sejam as mesmas do impresso final. Para obter impressos com fidelidade de cor, é necessário que seja feito um orçamento específico, com provas e produção adequadas a esta solicitação.
Para linha de produtos disponível em nossa loja virtual, não há garantia de fidelidade de cores em nenhuma hipótese.

 

Caso utilize Ilustrator, observe a imagem abaixo:


Ao utilizar cores chapadas na construção da arte, fique atento, pois dentro dos processos de impressão, seja de alta ou baixa tiragem, é considerado normal leves estrias nos impressos, o que não é caracterizado como defeito de impressão.

Veja os exemplos abaixo, para entender melhor como será o resultado final.

A Mister Print não garante fidelidade de cores em nenhuma hipótese. Os impressos poderão apresentar variação de intensidade e tonalidade das cores, em relação ao monitor ou à prova impressa, bem como em relação às reimpressões, ou seja, poderá ocorrer variação para mais claro ou escuro, mais amarelado ou avermelhado, mais azulado ou arroxeado e apresentar leve variação de tonalidade entre os cartões do mesmo lote. Havendo necessidade de controle densitométrico em seus impressos [todos sempre com a mesma aproximação de cor], consulte o custo deste processo com nosso departamento comercial.


Tipografia

O principal motivo de atrasos na impressão de trabalhos, desde que foi criada a editoração eletrônica ocorre quando a gráfica ou o bureau de fotolito não possuem as fontes utilizadas no trabalho do cliente. Na maioria dos casos ocorre a substituição automática das fontes, perdendo-se os fotolitos ou todo o trabalho impresso. Para resolver este problema tornou-se padrão para os profissionais de editoração a conversão de todas as fontes para curvas. No Corel Draw basta selecionar o texto a ser convertido e teclar Control+Q.

Texto branco sobre fundo chapado deverá ter o corpo BOLD (Negrito), com tamanho mínimo superior a 7 (sete) pontos, e sem serifa (aqueles pequenos detalhes nas pontas das letras como a Times), pois se os traços da letra estiverem muito finos, poderão perder definição. Variação de registro em arquivos enviados com corpo de texto inferior a 7 (sete) pontos são comuns e não são considerados como defeitos de impressão, principalmente quando o texto é com mistura de cores. Nunca utilize preto 4 cores (C:100% M:100% Y:100% K:100%) para texto, independente do tamanho, pois certamente apresentará variação de registro.


Veja os detalhes da ampliação de tipos com mistura de 4 cores, é isto o que pode ocorrer quando utilizadas 4 cores na formulação dos tipos:


Os contornos deverão ter no mínimo 0,4mm de espessura, pois contorno hairline é muito fino para o contorno de textos, podendo dar a impressão de defeito. Utilize sempre o contorno por trás do objeto e escalonável com o objeto, para evitar que o contorno seja sobreposto ao objeto na hora da impressão, principalmente no contorno em textos. Ex.:manual_contorno1 está com o contorno correto. Se não for configurado corretamente poderá apresentar defeito na impressão final como:manual_contorno2.Este cuidado deverá ser tomado na criação da arte, não tem como ser detectado na pré-impressão, infelizmente observa-se apenas no impresso final, quando não há mais o que se fazer e a garantia se perdeu.

Diagramação

Utilize sempre os Gabaritos disponíveis em cada produto. O arquivo deverá estar na medida correta, não poderá ultrapassar o limite de sangria.
Observe na imagem abaixo o significado de cada marca que você encontrará nos gabaritos:



Caso o arquivo possua fundo branco, este deverá conter um quadro delimitando a área de limite da página, ou este arquivo poderá ser impresso descentralizado (perda da garantia). Existe uma variação aceitável de +/-1mm no corte. Caso o impresso seja menor que o padrão, não se esqueça de informar nas observações do pedido o local de corte, não adicione guias nem marcas de corte na área externa da página do arquivo. Mantenha a frente e o verso do impresso na mesma página.

Espelhamento

Selecione corretamente o Gabarito Mister Print e fique atento ao modo de espelhamento a ser utilizado conforme explicação abaixo:

Exemplo de espelhamento errado: A leitura dessa arte se dá na vertical, o verso deve ser rotacionado em 270º. Se não rotacionar o verso será impresso errado.


Veja o resultado:


Exemplo de espelhamento correto: A leitura dessa arte se dá na horizontal e foi rotacionado o verso corretamente de um cartão em que a leitura é feita na vertical. O verso será impresso corretamente.


Sempre monte frente e ao lado verso como mostra em nossos gabaritos. Fique atento ao modo como o arquivo é impresso.

Não utilize contornos em volta da arte dos arquivos, pois com a variação do corte de +/-1mm a arte poderá ficar descentralizada, o que não será considerado como defeito de impressão e não está coberto pela garantia da Mister Print.


Os arquivos deverão vir no tamanho correto do Gabarito escolhido. Caso os arquivos sejam enviados em tamanho diferente, estes serão, automaticamente, redimensionados proporcionalmente. Problemas em arquivos que não foram respeitadas as medidas e as margens de segurança dos Gabaritos Mister Print não estarão cobertos pela garantia. Ex. Se um arquivo de cartão for enviado no formato 9,5×5,5cm, ele será redimensionado automaticamente para 9,0×5,0cm e refilado no padrão Mister Print de 88x48mm (8,8×4,8cm). Caso deseje que seu impresso seja feito em uma medida diferente, não se esqueça de avisar nas observações de seu pedido.

O texto não poderá extrapolar as margens de segurança dos Gabaritos Mister Print, ou este será cortado e não será considerado defeito de produção.

Abaixo a diagramação correta, o texto não será cortado:


Abaixo vemos a diagramação errada, com certeza o texto será cortado e a garantia foi perdida:


Outras informações sobre diagramação:


Errado! O impresso ficará com um filete branco nas laterais


Errado! O fundo ultrapassou o limite do gabarito. O impresso final ficará descentralizado.


Correto! O fundo preencheu o limite do gabarito.

Quando você desejar um impresso menor, tome o cuidado de sangrar o fundo em 1mm, mas mantenha o alinhamento superior esquerdo, não centralize a arte e mantenha o quadro com contorno azul. Cuidado com o posicionamento da frente e verso, que são espelhados na horizontal. Em impressos de formatos diferenciados, a variação de 3mm no corte é considerada normal, não caracterizando defeito de produção.




Guides/Grades - Transparência

Caso você tenha costume de usar as ferramentas "Guides/Guias" ou "Guidelines/Linhas Guias" na construção da sua arte (CorelDraw), é importante verificar se nas "Layers/Camadas" em seu "Object Manager/Gerenciador de Objetos" estão com a opção de imprimir bloqueada, como no exemplo abaixo representado pelo ícone (impress):


Caso esteja habilitada para impressão, as "Linhas" sairão em seu impresso, conforme mostra o exemplo abaixo.



Recomendamos então que deixe sempre bloqueada.

Resolução

Afinal, porque a maioria das gráficas diz que 300dpi é o suficiente e a Mister Print pede 600dpi?

Simples: Para imagens e fotos, 300 a 350dpi é realmente suficiente, mas quando você converte o texto junto com as imagens, ele ficará serrilhado, por isto pedimos que os arquivos sejam enviados em 600dpi pois isto evita o serrilhamento do texto (aqueles dentinhos no contorno das letras). Veja abaixo a ampliação para comparação de 300 x 600dpi:

dpi_demo

Observe o texto da esquerda como está mais serrilhado (300dpi) e o da direita mais suavizado (600dpi).

Banners

O Tamanho da página deverá ser configurada em 20% do tamanho real. Para isto, siga a tabela abaixo para os tamanhos padronizados. Não é necessário sangria nos arquivos.

Tamanho Final
do Banner

Tamanho Final
da Página no Arquivo

60×90 cm

12×18 cm

70×120 cm

14×24 cm

100×150 cm

20×30 cm

120×180 cm

24×36 cm

Para os banners que serão confeccionados na horizontal no Corel draw , a arte deverá ser executada da mesma maneira, correndo o risco do acabamento ser colocado de maneira errada, informe sempre como será o acabamento.

Todos os contornos (em texto ou objetos vetoriais) deverão seguir o padrão abaixo para evitar problemas na ampliação. Selecione os objetos a conferir o contorno, pressione a tecla de atalho F12 ou, na guia de ferramentas a esquerda, selecionar a ferramenta Caixa de diálogo Ferramenta de Contorno (Outline Pen Dialog) e configurar conforme a imagem abaixo:

contorno

Na opção Corners, o item central deve estar selecionado e as 2 opções (Behind Fill e Scale with Image) também deverão estar selecionadas. Não nos responsabilizaremos por defeitos de impressão nos contornos que não forem impressos com a espessura correta por não seguir estas regras.

Todas as Fontes deverão ser convertidas em curvas. Os textos convertidos em imagem ficarão serrilhados. Para obter o máximo da qualidade da impressão, envie o texto em vetor.

Como a impressão de Banners é em grande formato, erros de recorte de fotos se tornam muito perceptíveis, então alguns pixels ignorados na hora do tratamento e recortes mal feitos se tornam manchas feias na impressão.

Imagens interpoladas pelo Corel Draw® ou Photoshop® não possuem boas definições, portanto não adianta pegar uma imagem com 72 DPIS na internet e modificá-la para 300 dpis, infelizmente os softwares não possuem autonomia para melhorar a resolução. Sempre utilize imagens de boa qualidade para obter uma ótima impressão.

Todas as imagens deverão estar em CMYK e com 300 dpis, ao contrário da impressão off-set, enviar imagens com uma resolução maior é imperceptível e desnecessário. Nosso equipamento, por padrão, descarta todas as imagens RGB, então onde houver uma imagem RGB não será impresso nada. Não nos responsabilizamos por arquivos enviados fora da resolução indicada e fora do padrão de cores CMYK.

Como nos cartões de visitas e outros impressos gráficos, qualquer efeito no Corel Draw®, como degradês, máscaras de transparência, sombras e demais efeitos, tendem a dar problemas na impressão. Para amenizar esse tipo de problema, converta todos os elementos em imagem CMYK de 300 dpis.

Após montar sua arte, revise e verifique se está dentro de todos os padrões informados neste guia, evitando assim que seu material fique parado por problemas de arquivo ou que a garantia sobre o trabalho final seja perdida.

Efeitos

A causa dos piores problemas e os maiores defeitos de impressão são causados pelos efeitos do Corel Draw! Qualquer um deles (powerclip, extrusão, lentes, envelope, transparência, sombras interativas etc) poderá causar sérios problemas na impressão de seus arquivos e, infelizmente, não existe uma forma de detectar problemas antes da impressão.

Recomendamos que se separe o texto (convertido em curvas) e agrupe o restante e converta o conteúdo do arquivo em um bitmap CMYK com 350dpi (digite a resolução desejada).

manual_converte_bitmap350

ou, se preferir converter todo o conteúdo (incluindo o texto), converta-se em um bitmap CMYK com 600dpi (digite a resolução desejada).

manual_converte_bitmap600

Obviamente o arquivo com 600dpi ficará maior e o envio será mais lento.

Para usuários do Corel Draw! X3, utilize a opção de Overprint Black (sobreposição do preto) na conversão para bitmap. E para todos usuários desliguem a opção de fundo transparente (Transparent Background).

Abaixo uma pequena explicação sobre Overprint Black (preto com sobreposição).

manual_overprint

Objetos como simbolo e OLE, também podem gerar problemas nos impressos, portanto os simbolos devem ser revertidos a objetos e o OLE convertido em bitmap.
Informamos que todos os arquivos que estiverem fora dos padrões Mister Print serão automaticamente convertidos para bitmap 600dpi de resolução.

Verniz Localizado

A máscara do verniz deverá ser criada em vetor e na cor preta K:100%, indicando o local aonde será aplicado o verniz. Caso a máscara seja enviada em arquivo de imagem bitmap e não esteja com K:100% ela poderá apresentar uma retícula e a qualidade final será prejudicada, perdendo a garantia.

Lembramos que a aplicação de Verniz Localizado poderá ter uma variação de +/- 1mm no registro, ou seja, o encaixe poderá variar. Evite aplicar o verniz localizado sobre textos ou pequenos detalhes, pois, com certeza, não terá um encaixe perfeito.

O verniz localizado aplicado sobre o fundo branco ou claro não dará um efeito bem visível, é melhor aplicá-lo sobre fundos escuros.

Não se deve utilizar o verniz sobre 100% do cartão nem em áreas chapadas na linha de corte pois o verniz poderá descamar na linha de corte.

Poderá ocorrer microbolhas nas áreas chapadas durante a plastificação BOPP e isto não é um defeito de produção, faz parte do processo de produção deste produto.

fly1  fly2

fly3  fly4

Imãs e Adesivos

Imãs de geladeira e adesivos merecem atenção especial, pois, sendo produtos de pequeno tamanho (normalmente 40x50mm) e com acabamento especial (impressão de corte com formatos especiais), qualquer detalhe será percebido pelo cliente, bem como qualquer falha na criação do arquivo.

Considerar o posicionamento correto da faca e a oscilação do corte é fundamental para um excelente resultado. Deve-se cuidar para que o fundo preencha todo o gabarito.

Abaixo temos exemplos de montagens corretas e erradas:

montagem_correta

montagem_correta2

A variação de corte para ímãs ou adesivos é de até 2mm. Nunca utilize contorno nas bordas do corte pois com a variação a arte ficará descentralizada.

Nos adesivos transparentes não existe a possibilidade da impressão da cor branca, conforme o item cores das dicas especiais.

A arte para o imã promocional deve ser enviada no tamanho 45×35 (para imãs de tamanho final 50x40mm). De acordo com a especificação técnica deste produto, a arte deve ter uma borda branca de 3,5mm (sangria inclusa), ou seja, o tamanho final do ímã com a borda branca deverá ser de 52x42mm.

imas

Para que o imã possa ser embalado é necessário que a faca de corte tenha 2 cantos retos em L, com no mínimo 30mm cada lado.

Os calendários que podem ser adquiridos já aplicados nos ímãs são sempre nas medidas 5x5cm, somente 2x0 cores (preto e vermelho) e será usado o modelo padrão disponível no momento da produção. Não é possível sua personalização.

Fechamento de Arquivo

Faça o download das instruções de acordo com o software que utiliza:
Corel Draw
, Illustrator ou Indesign.

Recomendamos que leia também nossa página ANTES DE COMPRAR